quinta-feira, 12 de abril de 2012

ALMA IMORAL


Ah essa alma indomável...
Caprichosa e sem pudor.
Não se preocupa, desfruta.
Alma mitológica, coletiva.

Nossa alma recôndita e impalpável.
Diáfana, misteriosa e subversiva.
Oh alma imoral!
Nos serve de álibi essa bandida..

Para a libertação do corpo traído e traidor.
Não há pecado nos domínios da alma.
Toda vontade é acolhida!

Sonhos e desejos descarados 
Passam sem censura, desnudos e desatados.
Na vigília a farsa é natural.
Na poesia onírica todos pecados serão perdoados.

Nossa melhor porção que nos resguarda e acalma.
Na alma não há o grilhão do julgamento.
Arde, queima, incendeia a vida reprimida
Desapegada alma que dispensa o tormento

Incorpora  de vez e nos insere nesta tântrica dança.
Subverte os códigos há muito tatuados.
Anula os sensores do superego e nos faz criança.

Ah essa Inconsequente safada!
Arranca as raízes repressoras do juízo.
E nos concede enfim a chave do paraíso!

Nathalia Leão Garcia

Rio, 12/04/2012





20 comentários:

  1. Alma imoral! Assisti a peça teatral com esse nome, que parafraseia o título de um livro, escrito por um rabino, se não me engano. A protagonista (creio que Clarice Niskier), permanece inteiramente nua por quase todo o transcurso do espetáculo. E é espetacular vê-la assim vestida/despida de falsos pudores, escandalosamente elegante em sua tez dramática, emblemática como a nudez da noite, que desce e cobre, sem que sobre um milímetro por cobrir.
    Quero a chave do paraíso e, para isso, descobri a porta dos meus desejos mais insanos, guardados, qual tonéis de vinho, por tantos anos, para que ficassem mais saborosos e, assim preparados, possam ser devorados, para que não desapareçam, para que anoiteçam e amanheçam sorrindo para outros desejos que estejam vindo, sem hora para partir.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente,Hélcio! Propositalmente fiz alusão a peça e ao livro homônimos. Li o livro de Nilton Bonder 3x já e vi a peça em Sampa, magnífica! Do livro que nos faz sedutoramente duvidar dos conceitos de alma e traição. Onde trocam de lado traído e traidor, marginal e santo, corpo e alma: " Há um olhar que desnuda, que não hesita em afirmar que existem fidelidades perversas e traições de grande lealdade. Este olhar é o da alma!"

    ResponderExcluir
  3. Nathalia, como é bom saltar e focar bem acima dos maniqueísmos, ser seduzido pela sedução implícita que despenca das alturas ou que adormece nos subterrâneos do inconsciente. Quero o olhar que não me venda, que me desvenda. Quero meu corpo em conjunção carnal com minha alma. Que urrem, que jurem não precisar de jura alguma, que recolham as sementes do prazer, uma a uma e me entreguem para a mais bendita colheita. Minha alma aceita.

    ResponderExcluir
  4. Oba!! Lerei de olhos abertos e, depois, com eles fechados, para ver dentro de mim o esplendor da leitura. O que acha de combinarmos encontros para falar de livros, idéias, lampejos, sonhos, utopias?
    Extensivo a todos que amam a palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proposta mais que aceita! Amo compartilhar livros! Leio muito junto com o Marcelo, fazendo uma ciranda literária! Estava falando hoje com o Marcelo que formamos um trio de trovadores! E também dizíamos como esperamos seu aniversário para celebrarmos mais uma vez esta tríplice aliança! Muito bom ampliar horizontes e novos membros ao clube são sempre bem vindos!
      Vivo atracada com pelo menos três livros de cada vez, lendo ao ao mesmo tempo. E os mais empolgantes, devoro! A mente se torna mais ativa com alimentação!
      Apoiadíssimo!
      Beijos!

      Excluir
  5. Um brinde à imaginação, à ciranda de idéias, ao carrossel de emoções. Mandei sms para o Marcelo, falando sobre a proposta.
    É muito bom esse (re)encontro com as possibilidades, com o lúdico.
    5 de maio será num sábado (dia em que nasci). Nós, vocês, a poesia...como disse Vinícius e diremos também: "porque hoje é sábado...e todo dia é dia de renascer.
    Bj.

    ResponderExcluir
  6. "Coincidência " - eu e Marcelo também nascemos em sábados! Mande seus dados por e-mail para eu fazer o seu mapa astral! Apimentamos mais a con- versa. Beijos!
    Nathalia.

    ResponderExcluir
  7. Quais dados (data de nascimento, hora, local...)?
    Qual o seu e-mail?

    ResponderExcluir
  8. Oi Hélcio, boa noite!
    Preciso de seu nome completo.
    Data, hora e cidade do seu nascimento.
    Trabalho com mapa astrológico desde 1985 quando fazia faculdade Psicologia na UFRJ.
    Vai ser um prazer fazer o seu mapa e combinamos de abri-lo, um dia especial para este re-encontro, pois a prosa vai render!
    Obrigada pelo retorno tão encantadoramente acolhedor!
    Beijos!

    --
    Nathalia Leão Garcia
    E-mail: nathalialeaogarcia@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nathy,
    Um poema visceral, de tirar o fôlego!
    Depois do que vocês disseram aí em cima,
    fica difícil acrescentar qualquer coisa.
    A alma foi dissecada; os códigos, violados!
    Só a eternidade garantiu seu lugar no olhar dos apaixonados.
    Parabéns pela obra-prima!
    Beijos
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu amor!
      Obrigada pelos seus doces comentários!
      Você é meu grande incentivador, a razão maior para que eu destampasse a caixa de Pandora e me desvendasse, me expondo a céu aberto!
      Ouso desnudar-me e oferecer-me como iguaria numa bandeja de prata através da poesia! As palavras são oferecidas em sacro-ofício no altar para ceia! Os versos são o pão místico do banquete divino que me purificam!
      Quero que saiba que sempre serei sua eterna fã e estou liderando a campanha BLOG DE POESIA DO MARCELO JÁ! Saia da toca, do casulo e da clandestinidade! Ouse também expondo as suas poesias que são maravilhosas para o mundo! Não continue "a engolir seus filhos" como o Deus URANO, escondendo-os de tantas pessoas que iriam amá-los!
      Beijos minha vida!Saudades!
      Nathalia

      Excluir
  10. Nathalia,
    já empunho bandeiras em prol dessa campanha. E que champagnes estejam prestes a se abrir, concomitantemente aos versos do Marcelo, esse alquimista das palavras, multiplicador de emoções. O denudamente é irreprimível, a oferta ao universo dos versos e prosas é uma questão de tempo, que o próprio tempo resolve, além (é claro) do estímulo de todos que já sabem admirar esse dom divino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Mais um militante de peso moral para a causa! Bandeiras às mãos companheiro!Obrigada pela força e pelo exemplo!

      Excluir
  11. onde está escrito "denudamente" leia-se "desnudamento".
    Detesto erratas, mas às vezes são necessárias hehe

    ResponderExcluir
  12. Ai nem me fala Hélcio,rsrs.... O Marcelo sempre acha os meus erros de impressão e lá vou eu corrigir. Apago, faço adendo, errata mas o vexame é certo! Até meu filho me corrige. Eu nem reparei no erro do comentário.
    Bj.

    ResponderExcluir
  13. Como disse, quando vocês estavam aqui em casa, tenho apreço pela imperfeição. A inexatidão garante o espaço para a compreensão, para a compaixão, em seu sentido mais sublime.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélcio, a Martha Medeiros escreveu uma crÔnica (acho que foi no livro "Doidas e Santas") chamada "Vende-se frango" que é uma obra-prima!
      Neste texto, ela enfatiza a necessidade de termos compaixão um pelo outro, chamando a atenção para a "contribuição milionária dos erros", do quanto que eles podem nos arrancar a empáfia, devolvendo-nos a condição de humanos.
      Abração!

      Excluir
    2. Marcelo, na verdade o nome da Crônica da Martha Medeiros é "Vende frango-se". Compaixão e beijos!

      Excluir
  14. Faz muito tempo que assumi as minhas imperfeições, como auto-aceitação. Procuro me divertir com os delírios de perfeição e onipotência. Além de passar por inúmeras terapias, tive treinamento zen budista. Porém a cobrança é sobre-humana! Valeu pela compaixão!
    Beijo

    ResponderExcluir


Namastê!

REMINISCÊNCIAS E ESCRIVIVÊNCIA

                 Carrego em mim a doce lembrança de minha avó materna que me criou. Ela partiu cedo desta vida, mas me deixou de herança s...